Prefeito Cláudio Eberhard é palestrante no 2º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

Eberhard será um dos integrantes da mesa redonda que debaterá a “Experiência da Gestão de Resíduos Sólidos na Região Oeste do Paraná”

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu realizam entre os dias 28 e 30 de maio, o 2º Conresol – Congresso Sulamericano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. O evento será realizado em Foz do Iguaçu, e reunirá especialistas reconhecidos internacionalmente para debaterem a destinação de resíduos sólidos.

Idealizador e responsável pela implantação do programa de “Coleta Seletiva” em Santa Terezinha de Itaipu em suas gestões, o prefeito Cláudio Eberhard explanará sobre o tema no congresso. Eberhard proferirá palestra sobre o programa, desde sua idealização em 2003 até ser reconhecido como programa de coleta seletiva exemplo para o Brasil. O programa resultou na fundação da Acaresti (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) que atualmente é responsável pela coleta, separação e processamento de mais de 1.500 toneladas de materiais recicláveis por ano. Um processo que conta com a participação de 90% da população e reaproveita 85% dos materiais que seriam destinados ao aterro sanitário.

Devido ao trabalho contínuo, com a captação de recursos junto a parceiros importantes como a Itaipu Binacional e a participação da população, o programa fez da Acaresti também exemplo de sustentabilidade em captação e reuso de água das chuvas e utilização de sistema de geração de energia solar, modelo de gestão em resíduos sólidos e um centro de capacitação técnica que atende catadores, técnicos e visitantes de todo o Brasil e do mundo. Fora isso, o programa recuperou o orgulho, a honra e a dignidade dos catadores, que hoje possuem trabalho, renda e qualidade de vida.

Além de Eberhard, também participam do painel Fabrício Soler, sócio do escritório Felsberg Advogados, Ariel Scheffer da Silva, da Itaipu Binacional, Valdevino Lazaroto, presidente da Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena, Rildo Emanoel Leonardi, prefeito de Tibagi, Leri Aparecida Ribeiro, secretária de Meio Ambiente de Tibagi e Carmem Romagna de Lima, consultora pedagógica para o Convênio de Educação Ambiental entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Matéria/foto: DECOMSTI

Deixe uma resposta