PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA NA VILA C

A Prefeitura de Foz do Iguaçu lança nesta quarta-feira (6) o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis. O evento, que integra as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá às 17 horas no Centro de Triagem da Vila C, na Rua Ouro Preto, nº 12. 
 
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Itaipu Binacional e a Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI), o programa de coleta seletiva será implantado gradativamente, começando pela região da Vila C e bairros próximos. 
 
A proposta é garantir a gestão adequada dos resíduos e a geração de renda aos catadores de materiais recicláveis, além de incentivar o consumo consciente entre os moradores. 
 
Para orientar a população da Vila C sobre a separação adequada do lixo, servidores, e voluntários da Prefeitura darão sequencia nesta segunda-feira (4) a ação porta a porta, interrompida na semana passada devido ao Movimento Nacional dos Caminhoneiros. 
 
Durante as visitas, as equipes entregam um imã de geladeira, contendo informações sobre os tipos de resíduos, forma de separação e destino do lixo. Cada família também recebe uma placa de identificação para ser fixada em frente à casa e uma sacola de ráfia para acondicionar os resíduos recicláveis gerados durante a semana. 
 
“Os moradores estão recebendo informações sobre o que separar, como separar e o dia da entrega. A ideia é que o morador saiba como participar do programa e se torne um multiplicador dessa sensibilização”, explicou a secretária de meio ambiente, Angela Meira. Todas as segundas-feiras, a partir do dia 11 de junho a COAAFI passará recolhendo a bolsa cheia e deixando outra bolsa vazia. O caminhão passará em dias alternados ao da Vital. 
 
Implantação 
O programa será implantado de forma regionalizada e gradativa, com projeto piloto na região da Vila C, seguido pelos bairros: Vila São Sebastião, Loteamento Jardim Curitiba, Vila Solidária, Loteamento Bela Vista de Itaipu I e III, Grande Lago, Jardim Linear e Jardim Universitário I. A cada trimestre haverá a inclusão de novas regiões. 
 
Parceria 
Para continuidade do Programa, a Prefeitura assinou convênio com a Itaipu Binacional para adequação e melhorias no sistema de coleta, que compreende entre outras medidas, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para os centros de triagem, que passarão a se chamar Unidades de Valorização dos Resíduos Recicláveis – UVRS. 
 
Serviço
O lançamento oficial do Programa acontecerá no dia 6 de junho, as 17h na Rua Ouro Preto, nº 12. 

Leave a Reply

https://slotbet.online/