REVITALIZAÇÃO DA NASCENTE FONTE DA VIDA SERÁ ENTREGUE NESTA QUINTA-FEIRA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Governo do município de Foz do Iguaçu entrega nesta quinta-feira (22) a revitalização da nascente “Fonte da Vida” da Sanga São Romão, um dos afluentes do Rio Boicy. 

 

 

 

A solenidade, que contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro, acontecerá às 9 horas na Rua Batatais, ao lado da Unidade de Saúde do Morumbi 2. Na ocasião, haverá o plantio de mudas de árvores e a entrega de mais uma academia a céu aberto. Alunos da Escola Irio Manganelli também participarão do evento. 

 

 

 

A nascente foi recuperada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Programa Encontros e Caminhos, da Itaipu Binacional, o Coletivo Educador da BP3 e o Programa de Recuperação do Rio M’Boicy. 

 

 

 

A revitalização começou em novembro do ano passado e faz parte de um grande projeto de recuperação do Rio Boicy na qual o município vem pleiteando recursos junto a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a sua execução. 

 

 

 

O objetivo é revitalizar toda a microbacia do Rio Boicy através do desassoreamento, limpeza, drenagem, reflorestamento e embelezamento destas áreas. 

 

 

 

“O intuito é transformar cada vez mais espaços como este em áreas de lazer para a população, contribuindo também para a melhoria da qualidade das águas, do ar e do solo”, explicou Lusiani Zanuzo, coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente. 

 

 

 

Com a revitalização, o município também pretende inserir estas áreas de preservação nos roteiros turísticos, para caminhadas e passeios ciclísticos, estimulando a sensibilização e o cuidado com a natureza.

 

 

 

Além do rio Boicy, a prefeitura quer revitalizar os rios Monjolo e Arroio Ouro Verde, criando espaços de convivência para moradores e turistas. “Foz é hoje o segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros no Brasil e temos como estratégica fortalecer o destino com projetos de desenvolvimento sustentável. A ideia é também proporcionar uma maior interação dos moradores com os rios da cidade”, comentou o prefeito. 

 

 

 

Fonte da Vida 

 

A nascente ganhou o nome de “Fonte da Vida” em homenagem a família Alves, que reside na Rua Batatais há mais de 30 anos. O senhor José Aparecido e a dona Josefa, que moram em frente a nascente, sempre utilizaram a água do rio para lavar roupa, regar as plantas e lavar calçadas. Com o projeto de revitalização, a neta do casal, Karina Alves do Amaral, sugeriu o nome “Fonte da Vida”, que foi aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente e demais parceiros. 
 
fonte amn

Leave a Reply

https://slotbet.online/