Ferrari usou mensagem de rádio “fictícia” para enganar Red Bull no GP de Abu Dhabi

A Ferrari revelou que usou uma mensagem de rádio “fictícia” para induzir a Red Bull a colocar Sergio Perez em uma estratégia de duas paradas no Grande Prêmio de Abu Dhabi, na Fórmula 1.

Perez corria na segunda colocação, logo à frente de Charles Leclerc , na fase intermediária da corrida de Yas Marina, com a dupla travada em uma luta acirrada pelo vice-campeonato do campeonato de pilotos.

Mas com a Red Bull parecendo ter um pouco mais de ritmo, a Ferrari sabia que sua única chance de colocar Leclerc na frente era por meio da estratégia – e isso significava forçar Perez a fazer duas paradas.

Essa oportunidade surgiu na volta 33, quando a Ferrari deu a impressão de que iria atirar em Perez para tentar colocar Leclerc na frente. 

Ele disse ao piloto monegasco: “Caixa oposta à Red Bull”.

No entanto, a mensagem não era real, já que Leclerc estava há muito tempo comprometido com uma parada, e a Ferrari estava usando a ligação apenas para fazer parecer que estava indo para duas paradas.

O truque funcionou quando a Red Bull respondeu e puxou Perez para os boxes imediatamente para cobrir a Ferrari.

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, admitiu após a corrida que uma combinação da condição dos pneus de Perez e o fato de que “a Ferrari estava se preparando para um corte inferior” estava por trás de sua decisão de parar o mexicano.

Com Leclerc sem intenção de parar, isso significou que Perez teve que recuperar todo o terreno perdido com a troca de pneus, o que acabou não conseguindo, pois terminou 1,3 segundos atrás de seu rival da Ferrari.

Refletindo sobre a chamada de estratégia, Leclerc disse à Sky Sports : “Tenho que dizer que tudo o que fizemos foi exatamente o que queríamos fazer.

“Isso é o que foi planejado antes. As voltas onde, posso dizer agora, onde o enganamos e o fizemos pensar que iríamos para o pit oposto. Ele pegou e foi para a segunda parada. Então fizemos tudo perfeito. Eu Estou muito orgulhoso de nossa execução.” 

O chefe da equipe Ferrari, Mattia Binotto, elogiou a forma como a estratégia foi executada para ajudar Leclerc a terminar em segundo – especialmente considerando que é uma área de operação onde a equipe de Maranello cometeu erros nesta temporada.

“Acho que certamente a chamada fictícia para o Red Bull foi uma chamada fantástica dos boxes”, disse Binotto.

“Acho que é ótimo para a equipe, é ótimo para os estrategistas e é ótimo ter feito um fim de semana de corrida sólido neste fim de semana.

“Acho que P2 e P2 [no campeonato de pilotos e construtores] foram o equilíbrio de toda a temporada, não apenas hoje. Mas hoje certamente fizemos o trabalho adequado.

“O pitstop simulado no Red Bull foi a decisão certa. E acho que, no geral, acertamos. Muito feliz por eles, feliz pela equipe.

“Acho que também a Ferrari, quando está cometendo erros, sempre recebe muitas críticas. Mas, também, sei que esses caras podem se sair muito bem.”

Leclerc considerou que a equipe, tendo atuado de forma impecável em Abu Dhabi, foi ainda mais impressionante considerando a pressão extra sobre ela durante a batalha por uma posição nos campeonatos e os rumores que circulavam sobre o futuro de Binotto.

“Executamos o caminho certo e com mais pressão”, explicou.

“Obviamente, a pressão externa com todos os rumores chegando no fim de semana e a pressão de manter o segundo lugar no campeonato de pilotos e construtores.

“Conseguimos dar o nosso melhor numa situação como esta, o que me deixa muito orgulhoso da equipa.

“Não acho que em ritmo puro fomos mais fortes do que a Red Bull. Acho que a Red Bull ainda era mais forte do que nós. Mas nós os forçamos a cometer erros e os forçamos a fazer duas paradas e, eventualmente, isso valeu a pena. Então, nós ‘ estamos muito felizes.” 

Leave a Reply

https://slotbet.online/