Fórmula Indy entra para o maior ecossistema digital de automobilismo

Contrato com One Big Media e LiveSports envolve o desenvolvimento dos canais da Indy e estratégias digitais para a América Latina 

A Fórmula Indy é o primeiro canal de uma categoria internacional a entrar no novo ecossistema de automobilismo da One Big Media e LiveSports. Criado há três meses pelas mediatechs, a vertical já conta com nomes de peso como Reginaldo Leme, BOTECO F1, Grande Prêmio, Cassio Cortes, Flavio Gomes e Primeiro Stint. Somados, são mais de 90 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. A One Big Media, startup do grupo eMotion, é especializada em desenvolver e impulsionar creators, e a LiveSports é focada na produção de conteúdo audiovisual e serviço live streaming.

“A Fórmula Indy é uma excelente aquisição para o nosso ecossistema de automobilismo. Assumimos desde já o desenvolvimento dos canais e estratégias digitais da competição para a América Latina e, ainda, ampliaremos nossa presença internacional com a abertura de um novo canal sobre conteúdo Indy em espanhol nos Estados Unidos, para conversar com os milhões de latinos que por lá se encontram e são apaixonados pelo esporte a motor. A competição une também a torcida brasileira pelos pilotos Helio Castroneves e Tony Kanaan, além de fãs da Indy em todo o Brasil. Um segundo stint de placa”, comemora Leo Soltz, CEO da One Big Media.

Para Fred Valente, CEO da eMotion, holding de startups focada em economia criativa e dona das marcas One Big Media, Oinc Filmes e Hitbel, a Indy entra para somar ao time de gigantes do automobilismo nacional. “Faz parte da nossa estratégia termos as principais marcas do esporte a motor dentro do ecossistema. Nossa audiência só tem a ganhar em qualidade e, com a nossa expertise de escalar os canais, em breve vamos dobrar esse número de inscritos e visualizações”, conta o executivo.

A Indy organiza um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis, que já foi vencida por quatro brasileiros: Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran, Helio Castroneves e Tony Kanaan. Trata-se de uma das competições mais tradicionais do automobilismo mundial e que entrega uma premiação na casa dos US$3 milhões.

“Estamos muito felizes com esta parceria. A One Big Media traz para nós expertise comercial voltada especificamente para o nosso produto. E esta geração de receitas, com um profissional de monetização da plataforma, permitirá à LiveSports desenvolver iniciativas ainda mais ousadas para a Fórmula Indy no Brasil”, afirma Willy Herrmann, CEO do Image Group, que detém os direitos da Indy no Brasil.

Desde a temporada 2021, a LiveSports é a responsável pelos conteúdos digitais da Indy no Brasil. “A Indy é um marco para nosso ecossistema, que agora conta com a entrada da primeira categoria internacional”, destaca Fábio Seixas, diretor de Conteúdo da LiveSports.

Fórmula Indy: Peso pesado do esporte motor nos EUA

Nos EUA, a audiência da temporada 2022 foi a maior da história com a média de 1,3 milhão de pessoas por corrida, crescimento de 5% em relação a 2021. No streaming, a temporada também bateu recorde nos EUA, com audiência média por minuto de 50.400 pessoas na plataforma Peacock, crescimento de 470% em relação a 2021. Segundo a NBC, cerca de 4,8 milhões de pessoas assistiram à última edição da corrida nos EUA.

Categoria mais veloz do planeta, a Indy tem provas disputadas em circuitos ovais longos e curtos, circuitos mistos tradicionais e circuitos de rua. Entre 2010 e 2013, o Brasil teve o seu circuito de rua, o então São Paulo Indy 300.

Já as 500 Milhas de Indianápolis deste ano foi o evento da Indy com maior audiência no streaming até hoje: 218.800 pessoas de audiência média por minuto. E o público presente foi de 325 mil pessoas, o que representou o segundo maior público no Speedway em 20 anos.

O vencedor da prova neste ano, o sueco Marcus Ericsson, embolsou uma premiação recorde de US$3,1 milhões. 

Próximos passos

Com o maior ecossistema de automobilismo do país, os criadores já estão trabalhando juntos em projetos para o GP de São Paulol, etapa brasileira da Fórmula 1 que será realizada em 13 novembro, na capital paulista, e ainda para toda a temporada de 2023, com estratégias específicas também para a Fórmula Indy. Segundo recente pesquisa global da Nielsen, houve um expressivo aumento de 20% da popularidade da F1 no ano passado, em 10 países chaves, entre eles o Brasil. Hoje, 77% desses fãs estão na faixa entre 16 e 35 anos; 34% entre os 24 e 29 anos, sendo 18% é feminino (em 2017 eram 10%). “São números extremamente importantes para o mercado de agências e anunciantes que cada vez mais entende a força de nichos como este e quer colar sua marca e inúmeras estratégias para conversar com esses públicos de interesse”, reforça Soltz.

Sobre a One Big Media

A One Big Media é uma mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators que faz parte do grupo eMotion. O modelo de negócio aplicado torna a One Big Media investidora e sócia dos canais. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 130 ativos digitais de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no Youtube e Kwai. Um time de especialistas se dedica a impulsioná-los em métricas e metadados e ainda ajudá-los na profissionalização dos conteúdos e co criação, ao mesmo tempo em que disponibiliza espaços para projetos de conteúdo e anúncios segmentados por audiências contextualizadas. Com os canais proprietários e associados, a One Big Media soma mais de 70 milhões de inscritos e mais de 12 bilhões de visualizações acumuladas. Mais de mil vídeos são publicados por mês, gerando mais de 500 mil novos inscritos e engajamento intenso para os canais da base, e mais de 400 milhões de views por mês considerando todos os canais.

Sobre a LiveSports

A LiveSports é uma mediatech de produção de conteúdo audiovisual e serviço live streaming para eventos esportivos, encontros corporativos e shows. Sua estrutura de equipamentos e seu time de profissionais têm capacidade para comandar toda a cadeia de produção do streaming, da captação no local do evento, passando por bilhetagem e segurança de dados, até a entrega para os fãs do esporte em aplicativo próprio. A empresa foi criada em setembro de 2020 por João Palomino, ex-VP de Conteúdo e Produção da ESPN, e Nilson Fujisawa, CEO da Lineup, uma das principais fornecedoras de equipamentos e soluções do mercado televisivo.

Informações à imprensa

Felipe Santos

(11) 98405-7928 — felipe.santos@fsb.com.br

Daya Lima

(11) 98207-5278 — dayana.lima@fsb.com.br

Silvia Herrera

(11) 98630-4148 – e-mail

Leave a Reply

https://slotbet.online/