Stock Car estreia o SST, sistema com inteligência artificial

Novidade proporcionará à CBA a capacidade de fiscalizar cada detalhe da competição 

 

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou que a principal categoria da América do Sul estreará na terceira e quarta etapas um sistema de câmeras dotado de inteligência artificial e controlado por uma central de última geração. Com 41 câmeras de alta tecnologia, o Stock Smart Track (SST) foi desenvolvido com exclusividade em uma parceria com a Intelbras (INTB3), indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias com 45 anos de história, e será colocado à disposição da Confederação Brasileira de Automobilismo, que prestou consultoria ao processo.
O SST vem complementar o sistema já utilizado na Stock Car, que emprega as imagens geradas pela categoria para as transmissões de TV. O novo aparato estará disponível para as centrais de vídeo dos oficiais da CBA das áreas técnica, desportiva e de direção de prova, gerando um ambiente monitorado que mescla uma espécie de Big Brother com o VAR utilizado no futebol.

Modernização – “Este é mais um passo que estamos dando no processo de modernização da Stock Car. O conceito do Stock Smart Track é que a pista se torna “smart” a partir da instalação da categoria no circuito”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, que também promove as categorias Stock Light e Turismo Nacional. “Dois fatos importantes, além do avanço técnico para o esporte: primeiro, esta é uma iniciativa baseada na tecnologia de uma empresa brasileira, a Intelbras. E, segundo, é mais um passo importante no fortalecimento do trabalho com a CBA, que só gera benefícios para todos, especialmente em termos de elevar o nível do espetáculo. Estamos muito felizes com essa novidade”, continua Julianelli.
“O automobilismo é um esporte que vive da excelência de conceitos como qualidade, precisão e tecnologia. Esses são exatamente atributos presentes nas soluções tecnológicas da Intelbras que  estão disponíveis no SST”, afirma Henrique Fernandez, Diretor da unidade de Segurança Eletrônica da Intelbras. “A proposta  da Stock Car foi muito atrativa, uma vez que nossas soluções já são amplamente utilizadas em diversos cenários, mas, pela primeira vez, nas pistas automobilísticas. Inovação faz parte do DNA da Intelbras, nossas tecnologias protegem, conectam, aproximam e transformam, estamos muito felizes em levá-las para um esporte tão respeitado em todo o mundo”, complementa o executivo da Intelbras.
O sistema utiliza uma rede de transmissão de dados sem fio para conectar todas as câmeras Full HD de longo alcance à central que será controlada pelos comissários da CBA. Os dados da corrida completa são transmitidos em tempo real e, também, gravados na central da CBA para verificações posteriores.
“O investimento da Vicar no Race Control é o resultado do novo momento sinérgico que vive nosso automobilismo, promovendo grande avanço na categoria e potencializando a capacidade técnica e desportiva da CBA. De nossa parte, a entidade também acelerou junto nesta temporada com a aquisição de equipamentos necessários para o trabalho dos oficiais de competição”, afirma Giovanni Guerra, presidente da CBA.

”De cinema” – “O SST grava em 60 frames por segundo, equivalente a duas vezes e meia o padrão usado no cinema. Isso significa que teremos acesso em detalhes e com extrema qualidade a tudo o que se passa dentro e fora dos boxes, onde acontece o trabalho das equipes”, diz Alfredo Tambucci Jr., presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA. “O monitoramento cobrirá totalmente o centro nervoso do autódromo, que é a região dos boxes”, completa.  
O SST será empregado para fiscalizar a utilização do Claro 5G Fan Push featuring Qualcomm® Snapdragon™ 5G Mobile Platform, pleito que dá aos seis eleitos o direito de usar o botão de ultrapassagem uma vez a mais nas corridas. E também oferecerá imagens da entrada dos boxes, outro ponto onde os incidentes são comuns durante as etapas.
A Stock Car Pro Series volta à pista nos próximos dias 19 e 20 de junho, para a realização da primeira rodada dupla da temporada, no Autódromo Velocitta. Com provas no sábado e domingo, o encontro valerá pela terceira e quarta etapas da temporada.

Equipamento utilizado no Stock Smart Track:
VIP 5550 Z IA – Câmera com alta resolução e zoom motorizado para acompanhar, com alta definição e detalhes a entrada, meio e saída da pista.
VIP 1230 D W – Câmera que vai monitorar a movimentação dentro e fora de cada box, com tecnologia Wi-Fi, fundamental para aplicação do projeto devido às dificuldades de infraestrutura cabeada.
VIP 7245 SD – Câmera para monitoramento móvel e cobertura dos eventos, com 45x de zoom óptico e possibilidade de capturar cada detalhe da pista.
iNVD 9064 FTU – Gravador de vídeo inteligente que garante o armazenamento das imagens para uma análise posterior à corrida e possibilita o reconhecimento facial alertando caso pessoas não autorizadas entrem nos boxes.
VTN 2000* – Dispositivo para controlar a câmera móvel trazendo muito mais agilidade e praticidade ao monitoramento e acompanhamento dos eventos durante a corrida. 

Sobre a Intelbras:
Empresa brasileira de capital aberto (INTB3), ao longo de 45 anos no mercado tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no País através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA, sendo que suas soluções tecnológicas protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. A empresa possui produtos no portfólio que incluem soluções de alta tecnologia e inteligência artificial, permitindo diversas aplicações em empresas, condomínios, residências e cidades. 
A empresa possui seis unidades no País – duas em São José (SC), onde está localizada a sede, uma em Manaus (AM), outra em Santa Rita do Sapucaí (MG) e mais duas em construção em Tubarão (SC) e Jaboatão dos Gararapes (PE), além de exportar para diversos países na América Latina.  Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há mais de 17 anos.

Contatos
Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria

Leave a Reply

https://slotbet.online/