Rappers de Foz “batalham” por vaga em evento nacional

Seletivas municipais e regionais indicam representantes para o Duelo Nacional de MCs

Até novembro deste ano, integrantes do movimento hip-hop de todo o Brasil participam de uma verdadeira maratona por vagas na maior batalha de MCs do Brasil: o Duelo Nacional 2019, em Belo Horizonte (MG). Foz do Iguaçu é uma das cidades que recebem as chamadas qualificatórias.

As batalhas de MCs, também conhecidas como duelos de freestyle, são encontros de hip-hop em que mestres de cerimônias (MCs) disputam entre si com rimas improvisadas. As duas modalidades principais são a batalha de conhecimento, em que os temas são preestabelecidos, e a batalha de sangue, que possui conteúdo livre.

No município, são quatro fases, sendo que a primeira foi realizada no Teatro Barracão e teve como vencedor o MC Sika. A próxima etapa acontecerá nesta segunda-feira, 20, a partir das 19h, na Pista Pública de Skate. As demais serão nos dias 26 de maio e 9 de junho, no Teatro Barracão e no Hostel Green House.

Os vencedores das disputas em Foz do Iguaçu vão competir na etapa regional, no dia 13 de julho, em Cascavel (PR). Depois acontecerá a seletiva entre todos os paranaenses para eleger os representantes do estado na grande final do Duelo de MCs Nacional.

De acordo com Alexandre Bogler, da Banca 16, coletivo que organiza no município a qualificatória para o duelo nacional, o evento integra o hip-hop brasileiro. “Em um processo horizontal de participação, a qualificatória mobiliza os MCs em cada cidade, fortalece a cena e reúne movimento em um grande evento na capital mineira”, frisa.

Como funciona
Os MCs inscritos no processo seletivo nas cidades competem em batalhas com rounds de 45 segundos de duração. A votação começa pela plateia, sob a mediação do apresentador. Em seguida, três jurados emitem as suas notas para indicar os vencedores, que recebem premiação simbólica.

Como forma de dar transparência e comprovar as seletivas junto ao evento nacional, todas as batalhas são filmadas e publicadas em canais de vídeo na internet. Competidoras mulheres têm duas vagas, no mínimo, asseguradas nos confrontos.

Em todo o Brasil
Em sua oitava edição, o Duelo de MCs Nacional está consolidado como o maior evento de rappers do país. As qualificatórias acontecem em 26 estados e no Distrito Federal. A grande final elege o melhor improvisador da cultura hip-hop brasileira, em evento realizado sob um grande viaduto em Belo Horizonte.

Qualificatórias em Foz
5 de maio – Teatro Barracão
20 de maio – Pista Pública de Skate
26 de maio – Teatro Barracão
9 de Junho – Hostel Green House

(Coletivo Banca 16)

Leave a Reply

https://slotbet.online/