NOVA DIREÇÃO DO PROCON PRETENDE MELHORAR O ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Foz do Iguaçu deve passar nos próximos meses por uma grande transformação. A nova direção pretende adotar o modelo de sistema já utilizado pelo Procon Paraná, adotado em outros municípios, mas que ainda não havia sido implantado em Foz. O sistema permite mais celeridade, segurança e qualidade no atendimento prestado ao consumidor.
 
Outra mudança será no horário de funcionamento. Atualmente, a unidade de Foz atende apenas das 8h às 14h devido à falta de funcionários para desempenhar o papel de atendimento ao público. Reivindicação que a equipe técnica da nova diretoria já solicitou à Prefeitura para que o Procon possa ampliar o atendimento nos dois períodos do dia. Novos estagiários do curso de Direito das Universidades de Foz deverão integrar o quadro.
 
O site – consumidor.gov.br, um guia prático de utilização do consumidor ainda será adotado pela equipe para facilitar o atendimento e promover mais comodidade ao consumidor que poderá iniciar seu protocolo de atendimento via internet de sua própria casa. O site faz parte da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Ainda como parte do planejamento da nova equipe técnica, para um segundo momento, estão previstas a realização de palestras ao consumidor à respeito de diversos temas, como de orientação sobre controle de gastos, que é uma das ferramentas de importância do Procon. 
 
Na semana passada, a assessora técnica especial e o diretor do Procon Foz estiveram em Curitiba, em reunião com a diretoria do Procon Paraná para discutir as possibilidades de melhorias na unidade de Foz do Iguaçu. “A visita técnica em Curitiba nos permitiu conhecer tecnologias que estão à nossa disposição, mas que ao longo dos anos não houve interesse de se utilizar aqui em Foz, como um sistema nacional, um sistema paranaense de atendimento ao público. Há duas ferramentas à disposição, e ambas queremos implantar em Foz, ampliando o atendimento e melhorando a prestação do atendimento ao cidadão. Para isso acontecer precisamos ampliar também o número de atendentes com estagiários do curso de Direito, e ampliando o horário de funcionamento nos dois turnos. Também teremos de treinar e capacitar estas pessoas para bem desenvolver seu trabalho e com isso estaremos avançamos no atendimento do consumidor, dando publicidade ao site do governo federal, onde o consumidor pode da sua casa fazer a sua reclamação, sem a necessidade num primeiro momento de recorrer ao Procon. Estaremos dando um salto de qualidade, também com projetos futuros de educação para o consumo”, destacou José Ruy Alexandre. (com AMN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *