QUEM PAGOU PRIMEIRA PARCELA DO IPTU AINDA PODE QUITAR O CARNÊ COM DESCONTO DE 10%

O prazo para pagamento em cota única do IPTU foi prorrogado até o dia 23 de junho em Foz do Iguaçu devido a uma nova exigência do Banco Central e da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Os contribuintes que não são correntistas do Banco do Brasil, Santander, Itaú e Sicredi, deverão se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas para efetuarem o pagamento, tanto nos caixas eletrônicos  quanto no atendimento presencial. Aqueles que são correntistas dos bancos acima citados poderão pagar o imposto nestas agências dentro do horário de atendimento de cada uma. 
 
De acordo com o Diretor de Receita da Secretaria Municipal da Fazenda, Henrique Sousa Neto, é importante que o contribuinte fique atento aos prazos de pagamento para não perder os benefícios. “Se o contribuinte é correntista do Banco do Brasil, Itaú, Santander e Sicredi pode realizar o pagamento no autoatendimento ou no sistema online destes bancos, se não terá de se dirigir à Caixa Econômica ou Casa Lotérica – esta última recebe valores até R$ 2 mil, caso o valor seja superior o contribuinte deverá se dirigir ao atendimento físico na Caixa Econômica. Quem já pagou a primeira parcela do IPTU, mas tem interesse em pagar em parcela única tem a possibilidade até o dia 23 deste mês para pagar. A primeira parcela, já paga, vai gerar um crédito que o contribuinte poderá requerer uma restituição ou compensação. É importante o pagamento em cota única, pois garante um desconto de 10% e mais o beneficio da bonificação válida para o ano que vem, garantindo os direitos ao cidadão”, destaca.
 
Ainda segundo Sousa Neto, os contribuintes interessados em quitar o carnê mesmo aqueles que já efetuaram a primeira parcela do imposto podem retirar uma nova guia, disponível no sistema da Prefeitura por meio do Portal 24 horas, ou no atendimento presencial da Secretaria da Fazenda, das 8h às 17h. “Importante pagar o IPTU tanto para o contribuinte porque o desconto de 10% é relevante, como para o município porque arrecadando o tributo, gera receita para ser investida nas diversas áreas como, na educação, na saúde e na segurança pública. Também as taxas que estão incluídas no carnê, elas garantem o serviço, principalmente da coleta de lixo, que está à disposição dos cidadãos. É importante destacar que o município está preparando uma nova chamada pública, que aproximadamente em 60 dias, deve resolver a situação possibilitando o pagamento do imposto IPTU e de outros tributos em qualquer agência bancária, resolvendo o caso tanto para os contribuintes que possuem conta nas agências conveniadas como em outras, evitando transtornos”, ressalta. (Amn)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *