Thiago Lourenço se aproxima do título após duas vitórias na Old Stock Race
Disputa na categoria Old Man também fica para a última etapa, em dezembro
O piloto do Opala #21 dominou os treinos e a classificação do sábado pela manhã. Em geral, os pilotos dos bravos Opalas elogiaram muito o novo asfalto da pista de Interlagos, que foi inaugurado pelos carros da Fórmula 1, semanas atrás.
Com a pista molhada, no entanto, o grid da Old Stock sentiu dificuldades para encontrar o acerto dos carros em um circuito mais escorregadio.
Primeira prova
Thiago Lourenço fez a pole, seguido do catarinense de São Miguel do Oeste, Cleiton Campos. Na segunda fila, o ineditismo da disputa entre os irmãos Álvaro e Maurício Vilhena.
A largada da primeira prova mostrou que os Opalas esbanjam potência. Thiago se lança à frente e todos passam bem pelo S do Senna, seguindo para a Curva do Sol. No entanto, pouco a frente uma confusão envolveu os carros de Pedro Pimenta, Marcio Nasser e Marcos Philippi.
Konrad Viehmann passou a ameaçar os irmãos Vilhena para assumir a terceira posição, e com isso, perseguir Cleiton Campos. Felipe Matos e Robson Molly também aproveitaram para embolar esse pelotão com belas disputas o tempo todo.
No pelotão de trás, disputas entre Kaká Freire, Marco de Sordi, Marco Maragno, Pedro Pimenta, Luiz Carlos Zapelini, Perseu Alarcon e Daniel Kelemen.
As trocas de posições eram frequentes entre os carros nestes pelotões. Enquanto isso, Thiago Lourenço seguia sem preocupação na liderança, abrindo dos demais. Konrad e Campos também se distanciaram na briga pela segunda posição. Ambos protagonizaram uma das disputas mais ferrenhas da temporada, levandos seus Opalas ao limite.
Na metade da prova houve a batida de Maragno, com vazamento de fluidos, o que ocasionou a entrada do Safety Car para organização do grid e limpeza da pista.
Assim, a corrida chegou até o fim com total tranquilidade para o líder. Thiago faturou a prova seguido de Konrad Viehmann, Cleiton Campos, Robson Molly, Felipe Matos e Álvaro Vilhena fechando o pódio.
Segunda prova
Para a corrida complementar, no domingo, a Old Stock realizou uma bela homenagem aos Veteranos da Rota, batalhão especializado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Isso porque uma Chevrolet Veraneio C10, que fez parte da frota da corporação e hoje é mantida pelo grupo de policiais da época, foi o carro-madrinha da etapa.
Na largada, os pilotos foram para cima, mas sem intercorrências. Thiago Lourenço seguiu na frente e tentou abrir distância. No entanto, Konrad Viehmann não deu espaço e passou a perseguir o líder.
As disputas claras ficaram entre Campos, Molly e Zapelini. Estes dois últimos, inclusive, se envolveram em incidente que prejudicou o desempenho de ambos.
Felipe Matos e Pimenta também se aproximaram com intensidade. E, no fim do grid, Marcos Philippi e Marcio Nasser, prejudicados por acidentes no início da corrida, passaram a escalar o grid.
Cleiton Campos, que vinha com excelente desempenho em busca da vitória, abandonou com problemas no câmbio. Logo depois, um acidente envolvendo Marcos Junior ocasionou a entrada do Safety Car, reunindo todo o grid.
Kaká Freire e Konrad Viehmann, com problemas mecânicos, também abandonaram a prova na sequência.
Com essa série de intercorrências, o destaque da prova fica para Philippi e Nasser, que escalaram quase 19 e 17 posições respectivamente.
Na relargada, Pimenta assumiu a segunda posição e atacou o líder Thiago. O vice do campeonato, Felipe Matos, veio logo atrás, trazendo Marco de Sordi, Marcos Philippi e Zapelini.
Na última volta, Matos conseguiu assumir o segundo lugar. Sendo assim, Thiago venceu a segunda corrida, seguido por Matos, Pimenta, de Sordi, Philippi e Zapelini concluindo o pódio da divisão Pro.
“Não estou fazendo contas, estou apenas fazendo uma corrida por vez e aproveitando o melhor acerto do meu carro. Hoje, ainda fiquei com problemas no pedal do acelerador, mas consegui manter a calma e sair com a vitória. Vamos para a última etapa”, disse o líder do campeonato, Thiago Lourenço.
A segunda corrida também é válida para a categoria Old Man. Nesta, o vencedor foi Pedro Pimenta, seguido por de Sordi, Philippi, Zapelini, Perseu Alarcon e Fábio Mencarelli fechando o pódio.
“Temos muita coisa para fazer para chegarmos no Thiago Lourenço. Tive muitos problemas esse ano, mas já estou focando em 2025 para ter condições de brigar pelo título. Ainda assim, aprendi muito com essa pista nova, com asfalto novo, e tive um final de semana muito bom”, pontuou Pimenta, o vencedor da Old Man.
A Old Stock Race volta para as pistas em dezembro. A última etapa está marcada para o fim de semana dos dias 21 e 22 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Confira a classificação do campeonato:
CATEGORIA PRO
1º Thiago Lourenço – 246 pontos
2º Felipe Matos – 196 pontos
3º Rafael Lopes – 124 pontos
4º Konrad Viehmann – 109 pontos
5º Luiz Carlos Zapelini – 103 pontos
6º Robson Molly – 101 pontos
7º Rodrigo Helal – 89 pontos
8º Cleiton Campos – 71 pontos
9º Ricardo Domenech – 63 pontos
10º Amaury Biem / Álvaro Vilhena – 62 pontos
11º Marcos Philippi – 59 pontos
12º Pedro Pimenta – 58 pontos
13º Marco de Sordi – 54 pontos
14º Márcio Nasser = 48 pontos
15º Marco Maragno – 47 pontos
16º Kaká Freire – 33 pontos
17º Daniel Kelemen – 32 pontos
18º Perseu Alarcon – 29 pontos
19º Nereu Coelho Jr – 21 pontos
20º Matheus Martins – 20 pontos
21º Clóvis Bechtold / Gabriel Bechtold / Marco Júnior – 16 pontos
22º Evandro Camargo / Ricardo Alvarez – 14 pontos
23º Kleber Eletric / Karim Machata – 14 pontos
24ª Ciro Paciello / Álvaro Vilhena – 13 pontos
25º Fábio Mencareli – 11 pontos
26º Marcelo Apostólico / Maurício Vilhena – 8 pontos
27º Márcio Juncal – 5 pontos
28º Douglas Toth – 4 pontos
29º Igor Pacanari / Ronaldo Paulino – 2 pontos
30º Rodrigo Pimenta – 2 pontos
31º Simon Chamorro – 0 ponto
32º Francisco Farinos – 0 ponto
33º Antônio Carlos – 0 ponto
34º Jeferson Pilon – 0 ponto
35º Felipe Lemonias – 0 ponto
CATEGORIA OLD MAN
1º Perseu Alarcon – 104 pontos
2º Marco de Sordi – 99 pontos
3º Luiz Carlos Zapelini – 85 pontos
4º Fábio Mencareli – 77 pontos
5º Marcelo Apostólico – 74 pontos
6º Marcos Philippo – 60 pontos
7º Pedro Pimenta – 45 pontos
8º Ciro Paciello – 33 pontos
9º Clóvis Bechtold – 21 ponos
10º Karim Machata – 10 pontos
11º Djalma Fogaça – 0 ponto
—