Vivendo o sonho: Rodrigo Mello é bicampeão da Porsche Cup

Piloto-advogado consegue o feito de triunfar consecutivamente, mas por categorias diferentes; desta vez, ele faturou a divisão mais emocionante da decisão, a Carrera Cup Sport 4.0, consagrando o Porsche LEGO ® Technic #29, que também se tornou um exemplo de bom marketing no automobilismo. 

 

Em um campeonato competitivo como a Porsche Cup, conquistar dois títulos já é uma tarefa difícil. E Rodrigo Mello conseguiu algo mais notável ainda: se tornou bicampeão, só que por divisões diferentes. Se no ano passado ele levou o Pink Pig ao topo da GT3, em 2020 ele subiu para a Carrera Cup Sport 4.0 e triunfou ao lado de sua nova máquina, o Porsche LEGO ® Technic #29.

A fatura foi definida neste sábado em Interlagos durante a rodada tripla decisiva, que seria originalmente disputada como preliminar do GP do Brasil de F1, marcada inicialmente para a mesma data antes de ser cancelada por conta da pandemia. Mesmo sem público e sem os olhos da maior categoria do mundo, a Porsche entregou um evento de primeira linha, com disputas de alto nível – a decisão que coroou Mello é uma prova disso.

Tendo como principais rivais Rodolfo Toni e Maurizio Billi, Mello fez valer a força mental desenvolvida nos desafios de sua vida como advogado e teve a frieza e calma que fizeram seus dois adversários caírem pelo caminho: o primeiro foi Toni, que destruiu seu carro na tomada de tempos. Com isso, a briga ficou focada em Mello x Billi.

No primeiro desafio, deu Billi. Debaixo de um dilúvio, o experiente competidor chegou metros à frente de Mello, diminuindo a diferença para um ponto. No entanto, na prova do sábado, foi a vez de Billi ser surpreendido. Logo na largada, sem ter para onde desviar, ele teve a suspensão dianteira de seu carro destruída. Mello, por sua vez, conseguiu desviar e, jogando com o regulamento, levou seu carro ao segundo lugar, abriu dez pontos para Billi, o suficiente para lhe dar o título mesmo com os descartes aplicados.

Apenas uma chance faria Mello não ser campeão: uma desclassificação. Se ele quisesse, poderia apenas largar e recolher ao fim da primeira volta para confirmar o campeonato. Mas não era muito bem isso que ele traçou para a finalíssima e, sem pressão, mas com maturidade, foi e carimbou o bicampeonato na Porsche Cup com uma vitória, para consolidar uma temporada irretocável: três vitórias, dez “top 3” e 14 pódios em 16 corridas.

“Foi um ano único, com os maiores desafios da minha carreira até agora. Resolvi um passo a mais, mudei minha técnica de pilotagem e a pandemia tornou tudo mais desafiante e inesperado. Essa temporada eu tomei uma decisão técnica que foi começar frear o a perna esquerda, eu freava com a direita e isso me fez dar um passo para trás, mas eu sabia que era para depois dar dois pra frente. E o resultado disso veio no final da temporada, após muito treino e paciência por conta da impossibilidade de treinar com o carro de verdade durante a quarentena”, comentou o piloto de 40 anos, apoiado por Lego, i2Go, Melcheds e SPontes.

“Por conta disso, eu sofri no meio dela, pois minha categoria tem pilotos experientes e com o nível técnico muito alto, totalmente integrados com o carro. E todos também elevaram o nível, montando time com engenheiro próprio, coach, treinando fisicamente e diariamente no simulador. Inclusive, sou muito grato ao meu engenheiro Sergio Troy e aos pilotos Vitor Baptista e Sergio Jimenez – o Jimenez por me ensinar sempre nas corridas de Endurance e o Baptista por ter sido vital no momento mais difícil do ano, quando não estava me entendendo com o carro no meio da temporada. Toda essa disputa dentro e fora da pista torna o título ainda mais gratificante, pois foi suado. E terminar com vitória foi a cereja do bolo.

Mello também reconhece que, além da pilotagem, a bagagem mental adquirida como advogado foi tão importante quanto a pilotagem sem erros nas três corridas: “Advogado por essência é competitivo; piloto por essência é competitivo também. É muita coisa em comum. O foco que tenho no escritório, a determinação e as conquistas que tenho lá me mostram que posso conquistar aqui e eu trouxe isso junto comigo. Eu posso, eu consigo. E eu consegui!”

Ainda com o doce sabor do champanhe na boca, Mello já tem até a meta para o próximo ano: “Quero evoluir e me embaralhar com a turma da classe principal. Tenho essa expectativa, mas passo longe de pensar em disputar o título com eles ainda. Todos da classe principal são muito experientes, a maioria é piloto desde criança, eu comecei tarde, isso conta um pouco mas tenho cada vez mais diminuindo a diferença, porém tenho muito o que evoluir. Chegar neles e disputar de igual para igual é o próximo objetivo para poder sonhar ainda mais alto.”

Mais um detalhe que merece destaque é a consagração do Porsche LEGO ® Technic #29. Em uma jogada de marketing única, inovadora e inteligente no automobilismo brasileiro, Mello, baseou o layout de sua máquina na consagrada miniatura lançada pela icônica marca de brinquedos de montar, que inclusive abraçou a iniciativa.

A prática de revolucionar nas pinturas já é uma característica do piloto: ele já era famoso por ter recriado a histórica pintura do Pink Pig utilizada pela Porsche no passado em Le Mans, com a qual foi campeão no ano passado, sem contar a reprodução da pintura preta usada por Ayrton Senna na Lotus em seus primeiros anos na categoria. “O mais legal de tudo é que, além do título de Sprint, o Porsche LEGO ® Technic #29 também foi campeão na disputa do carro mais bonito em votação popular.

Com o título principal já embaixo do braço, Mello tem no dia 6 de dezembro a chance de ganhar mais um título em Interlagos, uma vez que disputa o título da Endurance Series, campeonato de provas de longa duração da Porsche que conta com os mesmos carros e competidores, só que competindo em dupla. Ao lado dele, correrá o campeão mundial de carros elétricos Sérgio Jimenez.

Confira os cinco melhores da classificação final da Porsche Carrera Cup 4.0:

1. Rodrigo Mello, 96
2. Maurizio Billi, 85
3. Rouman Ziemkiewicz, 82
4. Rodolfo Toni, 74
5. Renan Pizii, 63

 

Para rever todas as atividades de 2020 da Porsche Cup online, clique aqui.

Para seguir Rodrigo Mello no Instagram (@rmello29), clique aqui.

Para mais notícias e fotos de Rodrigo Mello, clique aqui. 

 

Mais informações para a Imprensa:
BVP Comunicação – Bruno Vicaria
press@bvpress.com.br
11. 98196.3069

Leave a Reply

https://slotbet.online/