CÊ NA SEXTA APRESENTA ESPETÁCULO BASEADO NA OBRA “GABRIELA” DE JORGE AMADO

“Gabriela”, um clássico da literatura brasileira, ganhou uma readaptação e se transformou em um espetáculo de teatro musical que será apresentado nesta sexta (19), às 19h30, na Fundação Cultural. A montagem baseada na obra de Jorge Amado é uma produção do projeto de extensão Teatro Musical Unila. A entrada é franca.
 
A apresentação integra a programação do Cê na Sexta, projeto cultural desenvolvido em uma parceria entre a Fundação Cultural e a Unila e que a cada sexta-feira oferece atividades artísticas nas áreas de dança, literatura, teatro e música.
 
O espetáculo revive o romance de Jorge Amado, que se passa na Bahia, em 1925, durante uma das maiores secas da história do Nordeste. O drama leva para Ilhéus Gabriela, uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib, dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade.
 
Para montar a obra que mescla várias possibilidades artísticas –  sincronizando a música, a dança e as artes cênicas – o projeto de extensão Teatro Musical da Unila realizou um trabalho interdisciplinar que combinou pesquisa, orientações gratuitas de técnica vocal; musicalidade; formação de repertório; expressão corporal; interpretação, e estética musical.
 
Sob a coordenação geral do professor e regente, Gustavo Henrique Pinto e direção cênica de André Macedo, o grupo conta atualmente com 14 atores, entre integrantes da universidade e da comunidade. A montagem também conta com a participação dos professores do curso de Música da UNILA, Bia Cyrino, Lucas Casacio e Gabriel Sampaio, responsáveis também pelos arranjos. O projeto também tem orientação da coreógrafa Sandra Zotovici. A adaptação do texto foi realizada pelos discentes Gianluca Puls e Sara Isabel Skupieñ.
 
“Gabriela” abre a terceira temporada do projeto de extensão Teatro Musical Unila, que já trouxe para o palco do “Cê na Sexta” a readaptação de “Ópera do Malandro”, uma peça musical de autoria de Chico Buarque de Holanda.
 
Tornar acessível a arte acessível e criar a ponte entre o artista e a comunidade estão entre os objetivos do projeto cultural “Cê na Sexta”, que vem oferecendo ao público obras de qualidade que são produzidas na região trinacional. 
 
Classificação: 14 anos
Ficha técnica :
Direção geral: Gustavo Henrique Pinto
Direção cênica: André Macedo
Adaptação: Gianluca Puls e Sara Isabel Skupieñ
Músicos / arranjadores : Bia Cyrino, Lucas Casacio, Gabriel Sampaio e Gustavo Henrique
 
AMN

Leave a Reply

https://slotbet.online/