FOZ DO IGUAÇU FOI ESCOLHIDA UMA DAS CIDADES A SEDIAR A SEMANA DO RIO IGUAÇU

A Semana do Rio Iguaçu será realizada em novembro em dois dias de atividades em União da Vitória e em Foz do Iguaçu, escolhida como uma das cidades a sediar parte do evento este ano. Em Foz, a data será 17 de novembro, instituído como  “Dia do Rio Iguaçu”, um dos maiores do Paraná. A promoção do evento é do Governo do Estado, coordenado e organizado pela Copel, Sanepar, Unilivre e Paraná Metrologia, em parceria com a Itaipu Binacional e apoio do Governo Municipal de Foz do Iguaçu. 
 
A Semana do Rio Iguaçu faz parte das programações do Comitê Gestor formado pelo projeto de revitalização do rio Iguaçu, em que os municípios e instituições apoiadoras são convidados a realizar atividades de conscientização da preservação do rio, das matas ciliares e abrindo cada vez mais as discussões sobre os processos de conservação e processos ecológicos essenciais à qualidade de vida.
 
O convite oficial à Foz foi feito na manhã desta terça-feira (26), pelos representantes do Comitê Gestor em visita ao prefeito Chico Brasileiro. No encontro, estiveram presentes o Assessor da Presidência, Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu da Sanepar, Mario Celso Cunha, da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), Marcos Vinícius Souza Coloma, o gerente regional da Sanepar, Nilton Luiz Perez Molinari, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Biesek, Diretor de Comunicação da Prefeitura de Foz, Rodrigo Monzon e o Diretor de Gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, também representante da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia, Adere e vice-presidente do grupo Escoteiros Guairacá. 
 
Pela programação, o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) será um dos locais a sediar encontros no dia 17/11. Os horários e demais atividades que serão realizadas em Foz do Iguaçu ainda serão definidas e confirmadas pelo Município de Foz e pelo Comitê Gestor responsável pela organização evento.
 
Para o prefeito, Foz do Iguaçu tem seguido um caminho muito importante com relação à preservação do meio ambiente e à ações mais sustentáveis depois que assumiu o compromisso das ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 definida pelas Nações Unidas. “É um compromisso nosso efetivar ações mais estratégicas em prol do meio ambiente e de toda cadeia da sustentabilidade. Por isso, realizar a Semana do Rio Iguaçu aqui na cidade é extremamente importante para despertar a consciência da prática em defesa do rio e da natureza. Somos apoiadores deste evento, assim como outras grandes instituições de nosso Município que farão parte do evento”, disse Chico Brasileiro. 
 
Dia do Rio Iguaçu
 
O “Dia do Rio Iguaçu” foi criado pela atual vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, quando deputada estadual, através da Lei nº 165.602/2010, em que institui o dia 17 de novembro como o Dia do Rio Iguaçu. Uma data para ser lembrada, comemorada e exaltada pela importância de ser o maior rio do Estado. É afluente do rio Paraná, formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte leste de Curitiba, junto à divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.
O curso do rio segue o sentido geral leste a oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, fazendo a fronteira entre o Brasil e Argentina (província de Misiones). Em 2008, o rio Iguaçu foi considerado o segundo rio mais poluído do Brasil, superado apenas do rio Tietê, em São Paulo, por isso a preocupação do Comitê Gestor com o projeto de Revitalização do Iguaçu.
 
O termo “Iguaçu” é oriundo da língua Guarani, significando “rio grande”, através da junção de y (água, rio) e guasu (grande). Em espanhol, adotou-se a grafia Iguazú.

Leave a Reply

https://slotbet.online/